cover
Tocando Agora:

‘O asfalto vai gerar mais progresso e renda para Carmo do Macacoari’, afirma moradora sobre obras de pavimentação do Governo do Amapá

Carmo do Macacoari

‘O asfalto vai gerar mais progresso e renda para Carmo do Macacoari’, afirma moradora sobre obras de pavimentação do Governo do Amapá
‘O asfalto vai gerar mais progresso e renda para Carmo do Macacoari’, afirma moradora sobre obras de pavimentação do Governo do Amapá (Foto: Reprodução)

O Governo do Amapá segue com as obras de pavimentação asfáltica das vias da comunidade do Carmo do Macacoari, no município de Itaubal, a cerca de 100 quilômetros de Macapá. Para a dona de casa Núbia da Silva, de 50 anos, essa é a realização de um sonho para os moradores da vila.

As principais vias de Carmo do Macacoari já receberam, aproximadamente, 2 km de asfalto. O distrito é conhecido pelas belezas naturais e pelas celebrações religiosas, como a tradicional Festa de São Sebastião, que acontece neste sábado, 20. Para Núbia, as obras fortalecem setores como a agricultura, o turismo e a economia do local, resultando em mais qualidade de vida. 

“O asfalto vai gerar mais progresso e renda, pois facilita o acesso de quem trabalha com o escoamento agrícola e também das pessoas que desejam vir até a nossa comunidade participar da Festa de São Sebastião. Durante esses dias, eu consigo garantir uma renda extra com a venda de comidas típicas, e tenho certeza que esse ano será ainda mais produtivo, já que não teremos mais problemas com relação à lama e à poeira”, comemora Núbia.


As obras são executadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap). Além da pavimentação asfáltica, também são realizados serviços de terraplenagem, drenagem e recapeamento das vias.

“As ruas já estão quase todas asfaltadas. Esse é mais um dos compromissos do Governo do Amapá para garantir mais segurança e qualidade na mobilidade da população do interior”, pontuou o secretário de Transportes, Valdinei Amanajás. 

A iniciativa faz parte das ações do programa ‘Pelo Amapá’, que contribuem para o desenvolvimento do interior do estado através de obras de infraestrutura e mobilidade em parceria com as prefeituras.

Mais progresso

Outro morador que celebra as obras de pavimentação asfáltica é o vaqueiro Cleidionor Costa, de 58 anos. Ele ainda lembra o quanto  a comunidade sofria para se locomover durante o inverno, devido ao lamaçal que se formava nas vias. 

“Tanto o ramal quanto as nossas vias estavam intrafegáveis, então, hoje, fico muito feliz em ver nossa comunidade progredindo, pois só nós sabemos o quanto já sofremos com a falta de asfalto aqui dentro”, descreveu Costa.

O cozinheiro, Fernando Bulhosa, de 32 anos, reside em Macapá, porém todos os anos visita a família, que ainda vive na comunidade, para participar da tradicional Festa de São Sebastião.

“O asfalto é uma espera de décadas. É muito bom chegar hoje na comunidade e ver todo esse progresso, antes demoravam horas para chegar aqui por conta do lamaçal, isso quando o veículo não quebrava no meio do caminho, e, agora, tiramos no máximo uma hora para chegar da capital até aqui”, detalhou Bulhosa.





Comentários (0)